terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Que distância é essa?


Antes de atearem fogo no modelo educacional do Ensino à Distância, saibam que essa ideia se faz presente na nossa sociedade já faz tempo. Vocês já ouviram falar no curso por correspondência? Ou cursos pela rádio? Com certeza você sabe da existência do curso pela televisão ou você nunca acordou cedo ouvindo a chamada do Telecurso? A educação é por si mesma uma área polêmica, imagine quando se falam em um Ensino à Distância? Antes de posições radicais e não fundamentadas, vamos relativizar essa noção de distância! O que é distância na rede? Será que ela existe? Por isso, a charge acima se mostra tão relevante. "Não há distância na rede, estamos conectados!"
LÉVY (1999, p.170) afirma: "a distinção entre ensino 'presencial' e ensino 'a distância' será cada vez menos pertinente, já que o uso das redes de teecomunicação e dos suportes multimídia interativos vem sendo progressivamente integrados às formas mais clássicas de ensino".

 


6 comentários:

  1. Concordo com o que você coloca o que vai respaldar uma Educação de qualidade não é só se é presencial ou on line,mas como é estabelecida esse ato pedagógico e de comunicação entre os sujeitos. E esse movimento de aprendermos com o outro, mas para isso realmente precisamos estar conectados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Janahina! Isso seria inviável sem a conexão. Minha postagem, na verdade, foi bem voltada para mim mesma, pois eu confesso que via o Ensino à Diatância com certo preconceito.

      Excluir
  2. Olá Amanda,
    invista mais nas narrativas, trazendo tuas experiências com as TIC. Também precisa deixar teu blog mais hipertextual...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora, como eu não tinha conhecimento algum com o universo do blog, fiquei em dúvida quanto à extensão das postagens. Fui orientada por Marildes a fazer pequenas postagens, pois o texto mais longo daria um aspecto ruim para quem fosse ler. O que faço?

      Excluir
  3. Olá Amanda, me referir a postagens muito densas, um texto corrido, sem um aspecto hipertextual, que cansaria o leitor. Isso não quer dizer que você tenha que fazer sempre textos tão curtos ;)... Invista na orientação da professora Bonilla. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Marildes. Assumo que esse espaço é um desafio para mim! Com o tempo irei me habituar!

      Excluir