terça-feira, 5 de março de 2013

Software Livre


A discussão da última aula foi realmente MUITO RICA! Foram tantas novidades para mim que nem sei o que expor ao certo, mas já adianto uma coisa ... esse assunto dá panos para manga! O tema da aula foi Software Livre. O que eu sabia a respeito? Nada! E até para aqueles que já tinham alguma ideia, tenho certeza que as informações (mais aprofundadas) os surpreenderam. Então, vamos lá! Disponho nesse espaço aspectos importantes sobre essa temática:
Diferentemente do sofware proprietário (o qual estamos mais familiarizados), o software livre disponibiliza o código fonte. Qua importância isso tem? TODA! Ao disponibilizar o código fonte o indíviduo deixa de ser um mero usuário e passa a ser um sujeito capaz de interagir com o programa. Essa interação é tamanha, a ponto de, se necessário, o indivíduo melhorar o software. Para isso, é claro, a pessoa deve ter o domínio da linguagem de computação. Um dos destaques sobre esse tema são suas quatro propriedades, conhecidas como as quatro liberdades:

1ª Liberdade de uso para qualquer finalidade
2ª Liberdade de estudar o software completamente
3ª Liberdade de alterar e melhorar o software
4ª Liberdade de redistribuir as alterações feitas.

Para que saber disso? Simples! Se um desses princípios for ferido, não se tratará mais de um software livre! Além do  mais, essas liberdades deixam claro a relação de cooperação e disseminação do conhecimento sem seguir a ábsurda lógica de mercado como a do software proprietário, no qual você é refém de imposições e restrições! No software livre, os aplicativos são mais seguros e estáveis, há uma real oportunidade de desvolvimento e aprendizagem, um maior cunho social e econômico (maior inclusão digital). A implemetação de software livre representa um grande incentivo à tecnologia nacional e, consequentemente, à independência tecnológica brasileira! Caso eu não tenha esclarecido ainda sobre essa situação, compartilho um vídeo excelente que aborda a temática de forma simples.


Mais tarde, nova postagem! rs

Nenhum comentário:

Postar um comentário